Carregando agora

TURISMO NAS ESCOLAS

TURISMO NAS ESCOLAS

Olha só o que está acontecendo nos bastidores da Serra Catarinense! O projeto "Conhecendo a Serra Catarinense: Uma Jornada Educativa" está dando o que falar, e quem está à frente dessa iniciativa é ninguém menos que a nossa "Anita Garibaldi do Turismo", Ana Vieira, turismóloga da AMURES, que sempre defende com unhas e dentes o turismo regional.

Esse projeto, que é um dos grandes eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo, que promete transformar as escolas dos 19 municípios da região serrana, com o objetivo de capacitar 300 professores e impactar cerca de 50 mil alunos! E quem também entrou nessa para viabilizar financeiramente a ideia foi a deputada Ana Campagnolo. Parece que o projeto tem apoio de peso, hein?

O lançamento oficial aconteceu em 27 de julho, no Centro Serra de Lages, mas o burburinho mais recente foi agora, nesta semana do dia 10 outubro, logo após as eleições, que rolou o segundo encontro das cidades para validar a tão aguardada cartilha educativa, que vai ser usada nas escolas. As secretarias de Turismo e Educação dos municípios foram chamadas, junto com professores, guias e empreendedores do turismos que juntamente com os profissionais do SENAC -parceiro do projeto- deram aquele toque especial no conteúdo.

Ah, e uma curiosidade: Bom Jardim da Serra já está com a bola lá na frente! É o único município entre os 19 que já tem a disciplina de turismo na grade curricular municipal e, claro, continua inovando com o projeto "Conhecendo meu Bom Jardim" que já foi destaque por aqui.

O projeto está realmente ganhando forma, com a participação de professores, guias de turismo e coordenadores pedagógicos. As cartilhas, apesar de não trazerem todos os detalhes de cada cidade
-devido a tanta coisa boa que a serra tem-, vão trazer o melhor de cada local: cultura, pontos turísticos, gastronomia. É um material integrado que os professores vão poder usar para apresentar a atividade turística da região para nossos estudantes.

E ainda vem mais por aí: está prevista uma etapa de capacitação para esses 300 professores, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto a Serra Catarinense através de saídas técnicas. Quer forma melhor de aprender do que vendo tudo in loco?

Parece que a Serra está mesmo pronta para brilhar nas salas de aula!
Vamos ficar de olho nas próximas novidades.

Share this content:

Publicar comentário