Carregando agora

Bom Jardim da Serra: a história por trás no nome.

Bom Jardim da Serra: a história por trás no nome.

Que o nome é lindo isso não se discute, mas qual foi a inspiração?

No livro “bom Jardim da Serra – um pouco de sua história”, os autores Eliane Zandonadi e Raulino Gamba contam que o registro mais antigo da nossa Bom Jardim da Serra é de 1868: “Manoel Joaquim Pinto, um desbravador de origem paulista que fundou São Joaquim, em 28 de janeiro de 1868 criou aqui um distrito policial chamado ‘Costa da Serra’.”

“Quando assumi o cartório eu achei um documento que dizia assim ‘Aos tantos dias do mês de abril do ano de 1907, nesse arraial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro eu, Crisando Luís Vieira, nomeado para este ato...’ e por aí vai, então, naquele tempo, o Bom Jardim era Arraial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. É assim que Clai Borges Baltazar, aos 80 anos de idade, começa a contar o que descobriu sobre o nome da nossa cidade nos livros do cartório onde foi tabelião de 1964 a 1999.

O livro acima citado, explica que o nome do Arraial “Deve-se ao fato de aqui existir uma capela em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída pelos fundadores da então vila, os patriarcas das famílias Borges, Machado, Amaral, Vieira, Velho, Macedo, Esteves, Assunção, Cassetari e Martins.”

De acordo com as pesquisas de Eliane Zandonadi e Raulino Gamba, quando da fundação do Clube Bonjardinense, em 1910, a união dos moradores conseguiu que o arraial, ou povoado, passasse à categoria de Vila Bom Jardim, permanecendo assim até 1933.

“Quando nós pertencíamos ao município de São Joaquim, éramos um distrito e São Joaquim levava o nome de São Joaquim da Costa da Serra, fazendo referencia à Serra Geral” completa Clai Borges Baltazar. De acordo com o livro acima citado, essa elevação de Vila para Distrito se deu em 1934, devido à força econômica e pressão política dos moradores.

“A sede distrital levava o nome de Bom Jardim da Costa da Serra” continua o antigo tabelião, “posteriormente passou a chamar-se Cambajuvas.” Segundo o IBGE, foi em 1943 que se deu essa mudança. Segundo Clai Baltazar “Passou a se chamar Cambajuvas por que este era o nome da fazenda de um dos fundadores da vila.”

“O nome definitivo, Bom Jardim da Serra, surgiu em função da existência de quantidade exuberante de pinheiro araucária que predominavam na paisagem local.” Essa explicação consta no livro de Zandonadi e Gamba. Segundo, Clai Balazar “Ficou sendo Bom Jardim da Serra para se diferenciar de outros municípios com o mesmo nome que existem em outros estados brasileiros e fazer referencia à serra geral da qual somos a porta de entrada.

Share this content:

Publicar comentário